Calmantes naturais são boas alternativas no controle dos estados de estresse, ansiedade, tensão, irritabilidade, nervosismo e insônia. A Passiflora (Passiflora incarnata) conhecida como flor do maracujá, por exemplo, é um extrato fitoterápico muito conhecido e prescrito, facilmente encontrado, utilizado para ajudar no aumento da calma e da tranquilidade. Além desse, há outros extratos classificados como calmantes naturais e ansiolíticos, cientificamente testados, e que podem ajudar no controle dos estados de agitação.
Apesar de serem alternativas naturais, iniciar o uso de um medicamento sempre requer cuidados – é importante consultar um profissional de saúde habilitado para verificar a necessidade do uso do medicamento, e escolher uma farmácia de confiança para a manipulação do produto. Tome cuidado com propagandas milagrosas, de locais e produtos desconhecidos, que muitas vezes sequer possuem autorização do órgão competente para funcionamento. Na hora da compra, especialistas alertam sobre a importância de se conferir no rótulo do produto o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que comprova a sua eficácia, qualidade e segurança.
Alto índice de estresse e ansiedade
O Brasil está entre os países mais estressados do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela ISMA-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse no Brasil), divulgada pela Folha de São Paulo no início deste ano. Em linhas gerais, o estresse é uma resposta do organismo frente a uma situação inesperada ou desafiadora. A ansiedade também é uma reação do corpo, e se volta mais às incertezas e medos relacionados ao futuro, revelando-se em uma preocupação acentuada. Esses estados podem ser considerados sobrepostos, ou seja, normalmente ocorrem juntos, provocam sintomas físicos, prejudicam a qualidade do sono e quando se apresentam de forma disfuncional nas mais diferentes situações do dia a dia, precisam de tratamento adequado e estratégias de enfrentamento.
Serenzo é um ativo patenteado que ajuda reduzir as consequências do estresse. Saiba mais: https://farmaciareativa.com.br/serenzo-500mg-30-capsulas
O melhor calmante natural é a prevenção e o controle
Além dos principais extratos naturais que falaremos a seguir, é importante ressaltar que os melhores calmantes naturais estão ao nosso alcance. Aumentar o equilíbrio emocional tem ligação com os nossos hábitos diários e atitudes diante das demandas que se apresentam. Alimente-se de forma balanceada, faça uma refeição leve no jantar, pratique exercícios físicos e de respiração, valorize cada noite de sono, tenha momentos de prazer, não acompanhe as notícias o tempo todo e tente ter uma atitude mais positiva diante da vida. A psicoterapia também pode auxiliar muito nesse enfrentamento.
Os principais extratos com ação calmante
Os extratos fitoterápicos adequadamente regulamentados são seguros, e como é necessário a todo medicamento, passam por diversas pesquisas e comprovações de eficácia. Além disso, esses medicamentos apresentam efeitos colaterais muito reduzidos, o que favorece a adesão ao tratamento. Confira a seguir alguns dos melhores calmantes naturais com resultados demonstrados em estudos científicos:
Passiflora (Passiflora incarnata) – conforme já mencionada no início deste artigo, a Passiflora é muito requisitada quando o assunto é aumentar a calma. Extraída das folhas e ramos do maracujá, ela é indicada na redução da ansiedade (ação ansiolítica natural), da tensão nervosa, com propriedades sedativas e adjuvantes nos casos de insônia.
Saiba mais sobre a Passiflora em cápsulas da Reativa: https://farmaciareativa.com.br/passiflora-150mg-60-capsulas
Melissa (Melissa officinalis) - Extraídada erva cidreira, rica em linalol e terpineol, elementos que auxiliam na modulação das desordens emocionais nervosas como a tensão, o estresse e a ansiedade, contribuindo para os estados de relaxamento, melhorando a qualidade do sono e reduzindo a compulsão alimentar associada à ansiedade.
Valeriana (Valeriana officinalis) – planta rica em ácido valerênico e valeranona. Atua sobre o sistema nervoso central, promove ação sedativa suave, controla a tensão nervosa, a ansiedade e melhora o sono.
Mulungu (Erythrina vellutina Willd.) - Possui propriedades tranquilizantes naturais que favorecem a calma e o controle emocional. Pesquisas apontam que o extrato também pode auxiliar nos casos de depressão.
Magnólia (Magnolia officinalis.) – possui ação ansiolítica, antiestresse, antioxidante e neuroprotetora, podendo ajudar também a limitar a progressão da doença de Alzheimer, além de ser adjuvante na sua prevenção.
O Composto Calmante Natural da Reativa é formulado com os melhores ativos. Saiba mais: https://farmaciareativa.com.br/composto-calmante-natural
Algumas plantas medicinais são muito comuns em forma de chá, como a Camomila e Erva-de-são-joão, e são ótimas alternativas para o aumento da calma, equilíbrio e harmonia. A erva-de-são-joão é muito indicada também como adjuvante no tratamento da depressão.
Fontes consultadas: Veja Saúde | Folha de São Paulo – São Paulo Agora | Portal Viva Bem (uol) | Tua Saúde.